Sumário
2018/2019

Da Oferta Formativa

 

CArtes oferece um conjunto alargado e diversificado de cursos livres e outras propostas educativas/formativas, nas mais variadas áreas do domínio artístico, com especial relevo para a Música e Teatro, e com metodologias adaptadas aos diversos públicos-alvo.

 

A aposta educativa destina-se a todas as faixas etárias, com início nos 5/6 anos de idade, e propõe dotar os alunos e participantes de uma sólida formação nas suas múltiplas vertentes: humanística, histórica, científica, ética, ecológica, estética e artística.

 

Seja através de aulas individuais, de aulas partilhadas, de classes de conjunto, workshops, seminários, cursos de curta duração ou outras atividades, e sob a tutela de um corpo docente experiente, propomos dotar os participantes/alunos de competências e vivências ímpares ao nível da formação artística, da criação e da experimentação.

 

O CArtes disponibiliza aos alunos todos os instrumentos/equipamentos necessários à prática letiva.

 

Pretende-se capacitar os intervenientes, não só, para uma futura opção profissional, como também para o desenvolvimento do potencial humano no seu todo, fomentando a capacidade criativa e o sentido estético-crítico, bem como o assumir da diversidade cultural como fonte de criatividade e inovação tão necessárias a um mundo cada vez mais global e que exige, progressivamente, o exercício de uma cidadania mais plena e mais rica.

 

Atento à necessidade de responder às novas dinâmicas sociais, em especial as inerentes ao crescimento de uma população sénior cada vez mais capaz, ativa, e em busca de novos desafios, o CArtes apresenta um plano de frequência destinado a alunos com mais de 55 anos – o plano Música Ativa.

 

Sem etnocentrismos estéticos ou culturais, o CArtes define-se enquanto plataforma aberta a cruzamentos entre a música e outras áreas de criação artística, do conhecimento e da ciência. Um espaço aberto a todos os públicos e a todos os criadores por forma a proporcionar uma vivência artística plena a todas as pessoas, sem exceção, apresentando-se como uma estrutura que todos os anos renova o seu compromisso com o público ao envolvê-lo em atividades e projetos inovadores que se traduzem em experiências artísticas fortes e potencializadoras do indivíduo no seu todo.

 

 

Dos Cursos Livres

Os cursos ministrados no CArtes em 2018/2019 são cursos em regime livre, podendo estes ser de iniciação ao instrumento ou básico de instrumento. O curso de iniciação ao instrumento destina-se a alunos com idade compreendida entre os 6 e os 9 anos, que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo o curso básico de instrumento destinado a alunos com idade a partir dos 10 anos, bem como adultos.

 

Os cursos em regime livre caracterizam-se por não possuírem um plano de estudos pré definido, sendo possível explorar repertórios diversificados. A planificação da disciplina é feita mediante os objetivos/desejos dos alunos onde, partindo das suas competências, da sua dinâmica e/ou faixa etária, é estabelecida a metodologia com vista a atingir os objetivos propostos. Em alternativa os alunos podem optar por planos de estudo oficiais.

 

Destinam-se essencialmente a alunos que não pretendam ou se vejam impossibilitados de enveredar pelos planos de estudos oficiais, bem como a alunos que queiram aperfeiçoar os seus conhecimentos técnicos e musicais, sendo a carga horária ajustável às pretensões do aluno. Estes cursos não conferem habilitação.

 

Os cursos livres de instrumento devem ser complementados com classes de conjunto, nomeadamente formação musical e/ou outros ensambles pois, permitem ao aluno não só incrementar, como também consolidar a aquisição de competências musicais e, simultaneamente, viver a sensação e a alegria libertadora da criação de música em conjunto.

 

 

Do Corpo Docente

O CArtes está dotado de um corpo docente experiente, exigente, devidamente habilitado e fortemente motivador. Um corpo docente permanentemente empenhado na elevação da qualidade de ensino por forma a proporcionar aos alunos, não só o desenvolvimento das suas capacidades técnico-artísticas, como também humanas.

 

 

Das Classe de Conjunto

Entende-se por classes de conjunto todas as disciplinas que funcionam sob a forma de ensembles nomeadamente coro, música de câmara, orquestra ou outros conjuntos vocais e/ou instrumentais dinamizados anualmente pelo CArtes, bem como as disciplinas na área do teatro, dança, e ainda a disciplina de formação musical. Cada classe de conjunto funciona de acordo com um projeto anual, da responsabilidade do professor orientador e após aprovação pelo núcleo pedagógico. As classes de conjunto têm a duração de 45 minutos semanais.

 

A frequência das classes de conjunto é uma ferramenta essencial para a aprendizagem da linguagem musical. A partilha dos conhecimentos e sensações em conjunto é das experiências mais enriquecedoras quer seja na música, no teatro ou na dança. A vasta oferta do CArtes proporciona aos alunos uma prática profissionalizante e um desenvolvimento da disciplina e regras em grupo, fundamental para um crescimento saudável na área da música, teatro ou dança.

 

 

Da Música Ativa

Enquanto espaço aberto a todos os públicos, sem exceção, o CArtes oferece um plano destinado a alunos com mais de 55 anos – o Plano Música Ativa (MA).

 

Atento à necessidade de responder às novas dinâmicas sociais, em especial as inerentes ao crescimento de uma população sénior cada vez mais capaz, ativa, e em busca de novos desafio e estímulos intelectuais, o plano MA pretende proporcionar aos participantes um contacto com o seu poder criativo, com o seu potencial, com as suas memórias e histórias de vida, fortalecendo assim a sua identidade e autoestima, bem como assumir-se como um espaço onde, a par da aprendizagem formal do instrumento, as práticas de conjunto se tornem um ato de fruição, de convívio e de partilha de experiências.

 

 

Dos Workshops & Cursos de Curta Duração (CCD’s)

Apostado em diversificar a oferta formativa e manter um compromisso com todos os públicos, o CArtes realiza periodicamente diversos CCD’s e Workshops nas mais variadas áreas do domínio artístico.

 

Dirigido por personalidades convidadas de referência, destinam-se essencialmente àqueles que de uma forma livre e descomprometida, pretendem aprofundar os seus conhecimentos artísticos ou simplesmente viver experiências entusiasmantes na área das artes.

 

Com componentes teóricas e/ou práticas, funcionam por sessões que podem variar entre os 180 minutos e as 4 horas de duração cada, sendo espectável que os workshops não ultrapassem as cinco sessões e os CCD’s se situem entre as 6 e as 15 sessões.

 

 

Dos Cursos/Planos de Frequência

A flexibilização inerente aos cursos livres permite que os alunos estruturem o seu plano curricular, quer através da escolha das disciplinas que pretendem frequentar, quer através da carga horária.

 

Na modalidade de Aulas Individuais de instrumento, com a duração de 45 minutos semanais, é desenvolvido um trabalho sistemático, individualizado e permanentemente acompanhado pelo professor.

 

Na modalidade Partilhada/Planos de Frequência (dois alunos em simultâneo), com a duração de 45 minutos semanais, os alunos tem a possibilidade de beneficiar de um acompanhamento individualizado, mas também desenvolver um trabalho em duo.

 

As aulas de iniciação ao instrumento, entre 6 e 9 anos de idade (alunos do 1.º CEB), têm a duração de 30 minutos (individual ou partilhada).

 

 

Consultar Mensalidades

Q. 01 Oferta Formativa

Instrumento/Atividade

Duração

(minutos)

Obs.

(I) Instrumento

45’

 

(II) Iniciação ao Instrumento

30’

de 6 a 9 anos (1.ºCEB)

(C) Canto

45’

 

(FM) Formação Musical

45’

a); b); c)

(CO) Coro

45’

a); b); c)

(O) Orquestra (Multi Instrumental/Vocal)

45’

a); b); c)

(IM) Iniciação Musical *

45’

a); b); de 6 a 9 anos (1.º CEB)

(MACC) Música Ativa Classe(s) de Conjunto

45’

a); Ver Plano

(TV) Técnica Vocal 1)

45’

a)

(CJ) Combo de Jazz 1)

45’

a)

(EDT) Expressão Dramática/Teatro 90' d)
(TM) Teatro Musical 90' d)

Workshops & Cursos de Curta Duração

e)

 

(AP) Aulas Particulares

60’

Sob consulta

 

 

Q. 02 Oferta Formativa

Planos de Frequência

Duração

(minutos)

Obs.

(MP) Música Partilhada

45’

b); c) - Ver Plano

(MPI) Música Partilhada Iniciação

30’

Ver Plano

(CP) Canto Partilhado

45’

b); c) - Ver Plano

(MFI) Música em Família I

45’

Ver Plano

(MFII) Música em Família II

45’

Ver Plano

(MAI) Música Ativa Instrumento

45’

Ver Plano

 

Nota - Classes de conjunto: (FM); (CO); (O); (IM); (TV); (CJ); (MACC).

1) Podem funcionar anualmente, na modalidade workshop ou em cursos de curta duração (entre 6 e 15 sessões).

* Formação Musical - Iniciação

  1. Mínimo de 5 alunos por turma;
  2. 15% de desconto para os alunos que frequentam (I) Instrumento; (II) Iniciação ao Instrumento; (C) Canto; (MP) Música Partilhada; (MPI) Música Partilhada Iniciação ou (CP) Canto Partilhado;
  3. A(s) segunda(s) classe de conjunto, (FM), (O) ou (CO), tem um desconto de 20% para os alunos que frequentam (I) Instrumento, (MP) Música Partilhada, (C) Canto ou (CP) Canto Partilhado;
  4. Mínimo de 8 alunos por turma;
  5. Os Workshops e CCD's funcionam em sessões que podem variar entre os 180 minutos e as 4 horas de duração cada.

 


 

Planos de Frequência - Regulamento

 

(MPI) Música Partilhada Iniciação

  1. O Plano “Música Partilhada Iniciação” é lecionado a dois alunos, de iniciação ao instrumento, em simultâneo - alunos que frequentem o mesmo instrumento à mesma hora/professor.
  2. O plano contempla uma aula de instrumento por semana, com a duração de 30 minutos.
  3. O plano só é válido enquanto a partilha se verificar, quer por disponibilidade/vontade do(s) aluno(s), quer por gestão do CArtes.
  4. Caso não se verifique o disposto no número anterior, o outro aluno passará para (I) Instrumento, o qual será dado a conhecer ao Encarregado de Educação com quinze dias de antecedência.

 

(MP) Música Partilhada

  1. O Plano “Música Partilhada” é lecionado a dois alunos em simultâneo - alunos que frequentem o mesmo instrumento à mesma hora/professor.
  2. O plano contempla uma aula de instrumento por semana, com a duração de 45 minutos.
  3. O plano só é válido enquanto a partilha se verificar, quer por disponibilidade/vontade do(s) aluno(s), quer por gestão do CArtes.
  4. Caso não se verifique o disposto no número anterior, o outro aluno passará para (I) Instrumento, o qual será dado a conhecer ao Encarregado de Educação com quinze dias de antecedência.

 

(CP) Canto Partilhado

  1. O Plano “Canto Partilhado” é lecionado a dois alunos em simultâneo - alunos que frequentem a aula à mesma hora/professor.
  2. O plano contempla uma aula de canto por semana, com a duração de 45 minutos.
  3. O plano só é válido enquanto a partilha se verificar, quer por disponibilidade/vontade do(s) aluno(s), quer por gestão do CArtes.
  4. Caso não se verifique o disposto no número anterior, o outro aluno passará para (C) Canto, o qual será dado a conhecer ao Encarregado de Educação com quinze dias de antecedência.

 

(MFI) Música em família I

  1. O Plano “Música em Família I” destina-se a elementos do mesmo agregado familiar, ao qual poderá vir a ser requerida prova disso.
  2. As aulas serão lecionadas em simultâneo a dois elementos do agregado familiar (irmãos, pais, etc.) - elementos que frequentem o mesmo instrumento à mesma hora/professor.
  3. O plano contempla uma aula de instrumento por semana, com a duração de 45 minutos.
  4. O segundo elemento será isento de joia única e quota mensal.
  5. Ao segundo elemento será oferecido o valor da inscrição/reinscrição e do seguro escolar.
  6. Os alunos que frequentem as classes de conjunto, (FM) ou (CC), terão um desconto de 25%, desde que frequentem a mesma turma.
  7. A desistência de um elemento fará com que o outro aluno transite para outro plano ou (I) Instrumento.

 

(MFII) Música em família II

  1. O “Plano Música em Família II” destina-se a elementos do mesmo agregado familiar, ao qual poderá vir a ser requerida prova disso..
  2. As aulas serão lecionadas individualmente (diferentes instrumentos) a cada um dos elementos do agregado familiar (irmãos, pais, etc.).
  3. O plano contempla uma aula de instrumento por semana, com a duração de 45 minutos.
  4. O segundo elemento será isento de joia única e quota mensal.
  5. Ao segundo elemento será oferecido o valor da inscrição/reinscrição e do seguro escolar.
  6. Os alunos que frequentem as classes de conjunto, (FM) ou (CC), terão um desconto de 25%, desde que frequentem a mesma turma.
  7. A desistência de um elemento fará com que o outro aluno transite para outro plano ou (I) Instrumento.

 

(MA) Música Ativa

  1. O Plano “Música Ativa” destina-se a alunos com idade superior a 55 anos.
  2. O plano contempla uma aula individual de instrumento por semana, com a duração de 45 minutos.
  3. O plano possibilita aos alunos escolherem, para além da aula individual de instrumento, outras classe de conjunto disponíveis para este plano.
  4. Os alunos estarão isentos do valor da inscrição/reinscrição e seguro escolar.
  5. Os alunos que frequentem a disciplina de instrumento terão um desconto de 15% na primeira classe conjunto, e 20 % na(s) segunda(s) classe conjunto.

Nota: Babysitting sob consulta - opção disponível para seniores que tenham netos a seu cargo e que pretendam este serviço enquanto frequentam as atividades.